Ocupação

Ocupação. Projeto Macunaíma, Funarte, Rio de Janeiro-RJ, 1999. Intervenção: Cheio

Ocupação, Funarte-RJ (rumo à esquerda): Registro de tomada de posse, Área e Ciclo.
Proposta de ocupação de galerias do circuito artístico e de suas respectivas mídias de divulgação a partir da construção de interferências bidimensionais no espaço expositivo e da inserção gráfica em fôlderes e convites, tendo como base o uso e reordenamento de impressos com o símbolo do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Projeto focado na metáfora e analogia entre a ocupação espacial da galeria e a ocupação produtiva de áreas agrícolas, desejando tensionar a relação entre arte X sociedade, obra X público, público X privado, pensamento X mercado. Tensão de fato ocorrida, gerando atritos políticos e desdobrando outros acontecimentos: a censura da exposição numa galeria particular em Curitiba e subseqüente migração da proposta para um acampamento de sem-terras, acompanhada de uma vivência junto a essa coletividade; o paradoxo do uso de material gráfico patrocinado pelo Estado como veículo de difusão do símbolo do MST – notoriamente um movimento contrário ao poder sócio-econômico predominante. História, política e circuito tornam-se assim elementos fundamentais para a contextualização da proposta. Cada uma das intervenções espaciais a compor o conjunto do projeto Ocupação possui um nome próprio: Cheio, Registro de tomada de posse de área disponível, Área, Ciclo, Um canto para uso, Pequena área produtiva (num espaço vazio entre as luninárias do teto), Mídias cruzadas.

Ocupacão: Um canto para uso

Ocupacão: Pequena área produtiva
O trabalho desdobrou-se em quatro situações:
– Intervenção junto ao acampamento do MST em frente ao Palácio Iguaçu, Curitiba-PR, 11/06 a julho de 1999.
– Exposição individual no Projeto Macunaíma, FUNARTE, Rio de Janeiro-RJ, 13/07 a 22/08/1999.
– Intervenção gráfica na revista Medusa nº 6, Curitiba-PR, ago/set/1999.
– Exposição individual na Sala Arte, Design & Cia, UFPR, Curitiba-PR, 15/03 a 28/04/2000.
Fotos de Ocupação na Funarte-RJ : Nelson Lopes.
Ocupação no acampamento do MST, Centro Cívico, Curitiba-PR, 1999:

Acampamento do MST no Centro Cívico, 12/07/1999: à esquerda, abaixo da maior árvore, a barraca do projeto Ocupação. Foto: Jonas Oliveira/Jornal do Estado
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Textos críticos e projetos gráficos da proposta Ocupação:
– Ocupação: memorial dos caminhos percorridos pela obra. Goto. Coisa Pública, Curitiba-PR: Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, 2012. (Pág 95 a 115)
– Arte política X circuito comercial: o caso Ocupação, de Newton Goto. Sergio Moura. Texto apresentado no Curso de Pós – Graduação História da Arte Moderna e Contemporânea da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Módulo: Teoria da Arte, ministrado pela Prof Maria José Justino. Curitiba-PR, dez/2008. Ver: aqui.
– A pele social da arte: o que a arte tem a ver com o MST. Maria José Justino. Folder da exposição Ocupação na Sala Arte, Design & Cia, UFPR, 2000. Texto também publicado no Caderno Almanaque, O Estado do Paraná, Curitiba-PR: 12/03/2000, com o título O estético visita o ético, ou a pele social da arte.
– Ocupação: visualizando uma área teórica para uso. Goto. Folder da exposição Ocupação no projeto Macunaíma, Funarte-RJ, Rio de Janeiro-RJ, jun/1999.
– Intervenção gráfica na revista Medusa nº 6, Curitiba-PR, 1999.
– Convite para abertura da exposição Ocupação no acampamento do MST, Centro Cívico, Curitiba-PR, 1999.

Convite para abertura da exposição Ocupação no acampamento do MST, 1999
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Matérias na imprensa sobre a exposição Ocupação na Sala Arte, Design & Cia, 2000:
1) O estético visita o ético, ou a pele social da arte. Maria José Justino. Caderno Almanaque, O Estado do Paraná, Curitiba-PR: 12/03/2000. (Pág 1, Capa)
2) O eterno retorno da arte política. José Carlos Fernandes. Caderno G da Gazeta do Povo. Curitiba-PR: 15/03/2000. (Pág 6)
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Matérias na imprensa sobre a intervenção Ocupação junto ao acampamento do MST na Praça N.Sª de Salette, Centro Cívico, 1999:
3) A ocupação de um sem-galeria. José Carlos Fernandes. Caderno G da Gazeta do Povo. Curitiba-PR: 16/06/1999. (Pág 1, Capa do Caderno G).
4) Sem-galeria expõe junto aos sem-terra. Zeca Corrêa Leite. Folha 2 da Folha de Londrina/Folha do Paraná. Curitiba-PR: 17/06/1999. (Pág 1. Capa do caderno Folha 2)
5) Punks e artista compartilham espaço na praça. Israel Reinstein. Folha Cidades da Folha de Londrina/Folha do Paraná. Curitiba-PR: 19/06/1999. (Pág 6)
6) Artista expõe suas obras: protesto é identidade. Daniele Sisti. Caderno Cidades do O Estado do Paraná. Curitiba-PR: 19/06/1999. (Pág 12)
7) O dia em que a arte caiu na real. José Carlos Fernandes. Caderno G da Gazeta do Povo. Curitiba-PR: 31/12/1999. (Pág 1. Capa do Caderno G)
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –