Newton Goto

Artes visuais

Jardinagem Territorialidade

JARDINAGEM TERRITORIALIDADE 1_mapa conceitualJardinagem Territorialidade: CEU Campo Largo é uma proposta de investigação de sentidos e territórios que conecta jardinagem, arte e ativismo. O projeto abrange diversas ações realizadas no CEU Campo Largo e no seu entorno, como o mapeamento de jardins cultivados, jardins espontâneos e sementes crioulas; a criação de um arquivo de saberes tradicionais e memórias dos moradores locais; a reativação da horta comunitária; e a realização de uma cartografia artística e social participativa.

Horta_corrente

A projeto foi idealizado e coordenado por Faetusa Tezelli e Newton Goto, tendo como convidados Kleber Antonio (Oficina Quintal Comestível) e Simone Bittencourt (Oficina de webdesing Compostagem digital). A proposta é uma ação derivada do projeto Jardinagem: territorialidade, temporalidade, ato político; idealizado e coordenado por Faetusa Tezelli em 2014.

Jardinagem Territorialidade: CEU Campo Largo foi selecionado na 2ª Chamada Pública de Ocupação dos LabCEUS – Laboratórios de Cidades Sensitivas,  edital coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por meio do InCiti – Pesquisa e Inovação para as Cidades. projeto com agenda de realização em agosto e setembro de 2015, estendendo-se até dezembro do mesmo ano.

As atividades do projeto ocorreram no CEU Campo Largo (Centro de Artes e Esportes Unificados), LabCEU Campo Largo (Laboratório Cidades Sensitivas do CEU, que é o laboratório de informática do CEU), CRAS Jardim Meliani (Centro de Referência em Assistência Social), horta do CRAS Jardim Meliani, e no espaço público e algumas residências do bairro Jardim Meliani, no município de Campo Largo-PR.

Cartazes do projeto:
1) Chamada pública para apresentação do projeto
2) Oficina Jardinagem Territorialidade: Orientação de Faetusa e Goto.
3) Oficina Quintal comestível: com com Kleber Antonio.
4) Oficina de WebDesign Compostagem digital: com Simone Bittencourt.
5) Chamada pública para inauguração da horta.

01_labceu_divulgacao_chamada publica

02_labceu_divulgacao_jardinagemterritorialidade

03_labceu_divulgação_quintalcomestivel_OK

04_labceu_divulgacao_compostagemdigital

05_labceu_divulgacao_Hora de plantar

 

Links:
Website do projeto Jardinagem Territorialidade: CEU Campo Largo: aqui

Link para pdf da revista Cidades sensitivas, lançada em agosto de 2017: aqui

Link para projeto Jardinagem: territorialidade, temporalidade, ato político: aqui

 

 

 

 

.

Written by Newton Goto

setembro 8, 2017 às 12:06 pm

%d blogueiros gostam disto: