Jardinagem Territorialidade
Jardinagem Territorialidade: CEU Campo Largo é uma proposta de investigação de sentidos e territórios que conecta jardinagem, arte e ativismo. O projeto abrange diversas ações realizadas no CEU Campo Largo e no seu entorno, como o mapeamento de jardins cultivados, jardins espontâneos e sementes crioulas; a criação de um arquivo de saberes tradicionais e memórias dos moradores locais; a reativação da horta comunitária; e a realização de uma cartografia artística e social participativa.
A projeto foi idealizado e coordenado por Faetusa Tezelli e Newton Goto, tendo como convidados Kleber Antonio (Oficina Quintal Comestível) e Simone Bittencourt (Oficina de webdesing Compostagem digital). A proposta é uma ação derivada do projeto Jardinagem: territorialidade, temporalidade, ato político; idealizado e coordenado por Faetusa Tezelli em 2014.
Jardinagem Territorialidade: CEU Campo Largo foi selecionado na 2ª Chamada Pública de Ocupação dos LabCEUS – Laboratórios de Cidades Sensitivas, edital coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por meio do InCiti – Pesquisa e Inovação para as Cidades. projeto com agenda de realização em agosto e setembro de 2015, estendendo-se até dezembro do mesmo ano.
As atividades do projeto ocorreram no CEU Campo Largo (Centro de Artes e Esportes Unificados), LabCEU Campo Largo (Laboratório Cidades Sensitivas do CEU, que é o laboratório de informática do CEU), CRAS Jardim Meliani (Centro de Referência em Assistência Social), horta do CRAS Jardim Meliani, e no espaço público e algumas residências do bairro Jardim Meliani, no município de Campo Largo-PR.
Cartazes do projeto:
1) Chamada pública para apresentação do projeto
2) Oficina Jardinagem Territorialidade: Orientação de Faetusa e Goto.
3) Oficina Quintal comestível: com com Kleber Antonio.
4) Oficina de WebDesign Compostagem digital: com Simone Bittencourt.
5) Chamada pública para inauguração da horta.
Links:
Website do projeto Jardinagem Territorialidade: CEU Campo Largo: aqui
Link para pdf da revista Cidades sensitivas, lançada em agosto de 2017: aqui
Link para projeto Jardinagem: territorialidade, temporalidade, ato político: aqui
.