Newton Goto

Intropop

introPOP-OVERdozen na Travessa da Lapa, Curitiba, 2000

introPOP-OVERdozen na Travessa da Lapa, Curitiba, 2000. (Fotos: Vilma Slomp)

Desenhos e anotações em agenda – anteriormente referência estrutural e temática para o desenvolvimento de minha poética visual em gravura, pintura e desenho – passaram a ser scaneados, ampliados e impressos digitalmente em lonas sintéticas, sobre as quais foram ainda acrescentadas novas materialidades. Experimentos com essa inversão processual de trabalho ocorreram entre os anos de 1995 a 2000.

O ápice desse fazer artístico ocorreu quando uma quantidade desses trabalhos em grandes dimensões migrou para o espaço urbano, para a imensa parede cega de um edifício no centro de Curitiba, às margens da Travessa da Lapa, uma via exclusiva para ônibus expresso, dialogando durante dois meses com grafites, arquitetura, transeuntes e o cotidiano.

introPOP-OVERdozen especula questões entre o público e o privado: entre pop e intimismo, exagero e contenção; sobre o quanto do coletivo, do mundo e do Estado podem estar introjetados no indivíduo e sobre o indivíduo devolvendo sua marca ao espaço público.

A realização dos trabalhos em sua etapa de intervenção urbana ocorreu com recursos oportunizados junto ao mecenato da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.

Além da intervenção na Travessa da Lapa, em Curitiba, em 2000, os trabalhos foram também exibidos nesse mesmo ano no Centro Cultural UFMG, em Belo Horizonte; no Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro e na Mostra Balaio Brasil, no SESC Belenzinho, em São Paulo.

introPOP-OVERdozen: Por hoje é só pessoal! (2,60m X 3,54m)

introPOP-OVERdozen: Por hoje é só pessoal! (2,60m X 3,54m)

x

Written by Newton Goto

março 12, 2009 às 2:25 pm

%d blogueiros gostam disto: