Newton Goto

Artes visuais

Guaíba de Todos os Santos

Um dos 16 santinhos da série Guaíba de Todos os Santos, frente e verso

Série fotográfica, impressão digital em papel, texto-oração no verso. 12 X 9,5cm. Vídeo. Porto Alegre, 2017.

Diversidade religiosa registrada em série fotográfica e formatada como “santinhos” para distribuição pública, trabalho realizado a partir de uma incursão náutica e duas terrestres realizadas do centro de Porto Alegre ao bairro Arquipélago – à Ilha da Pintada e à Ilha dos Marinheiros – nos dias 18/01, 23/05 e 03/10/2017. Videoregistro da distribuição dos impressos nos arredores do Mercado Público Central de Porto Alegre em 13/11/2017. O texto-oração teve revisão e atualização em janeiro de 2018.

A proposta derivou das atividades da disciplina Tópico Especial II – Processos artísticos, questões ambientais e societais – orientada pelo Prof José Albelda e Profª Maria Ivone dos Santos junto ao curso de Poéticas Visuais do Programa de Pós-Graduação em Poéticas Visuais da UFRGS – em especial da atividade coletiva de incursão náutica e terrestre realizada à Ilha da Pintada em 18/01/2017. O desenvolvimento do trabalho foi efetivado com duas outras incursões terrestres – de ônibus e a pé- à Ilha da Pintada, em 23/05,  e à Ilha da Pintada e à ilha dos Marinheiros, em 13/11 do mesmo ano. As atividades contaram com a colaboração especial do pescador Luciano, morador da Ilha da Pintada, e do artista colombiano Ricardo Moreno, à época também doutorando em Poéticas Visuais no PPGAV.

Guaíba de Todos os Santos na exposição Notas de Porão, Paço Municipal, Porto Alegre

O trabalho Guaíba de Todos os Santos participou da exposição coletiva Notas de subsolo organizada pelos alunos de Doutorado do PPGAV/UFRGS e realizada no Porão do Paço Municipal em Porto Alegre, de 16/11/2017 a 09/03/2018, exposição integrante das  programações do 31º Festival de Arte de Porto Alegre. A obra foi também veiculada na publicação Perdidos no Espaço nas Ilhas, páginas 8 a 11 da sexta edição do Jornal Perdidos no Espaço (abaixo), publicada pelo Instituto de Artes da UFRGS em 2018. Nessa publicação a série fotográfica foi exibida com 18 fotos.

Guaíba de Todos os Santos faz parte da pesquisa que desenvolvo no Doutorado em Poéticas Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com apoio da Bolsa CAPES.

Written by Newton Goto

janeiro 23, 2020 às 2:07 pm

%d blogueiros gostam disto: