Newton Goto

Fonte pública

Fonte pública, Galeria do Poste, 2002 (foto: Marssares)

Fonte pública, Galeria do Poste, 2002

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instalação de um mictório num poste, com funcionamento da parte hidráulica, propiciando o uso pelo público. O urinol foi disposto como a Fonte de Duchamp e assinado R.M Circuito 2002. Na contemporaneidade, os próprios circuitos artísticos podem ser encarados como situações dadas, pré-existentes, previamente instaladas na vida social. O estranhamento com o meio ocorre, então – diferentemente de Duchamp – não em função da inserção de um elemento a princípio alheio às dinâmicas do espaço tradicional expositivo, mas sim na relação direta com o espaço público cotidiano. Junto ao encanamento havia ainda um registro geral e uma entrada para acoplagem de garrafas com outros líquidos, propiciando eventuais experiências, a exemplo de testes feitos com refrigerante.

A obra foi montada originalmente como site specific na exposição individual Poste Readymade Circuito: Fonte Pública, realizada na Galeria do Poste, Niterói – RJ, 10/05  a 02/06/2002.

Galeria do Poste é um espaço autodependente de agenciamentos artísticos, com atuação desde 1996, convidando artistas para intervirem em postes de iluminação pública.

Fotos: Marssares.

fonte_1fonte_2fonte_3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cartaz da intervenção

Cartaz da intervenção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras informações sobre a Galeria do Poste em matéria no Caderno G do jornal Gazeta do Povo que escrevi em 11/03/2001: Onde o que fica parado não é poste

 

 

 

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Anúncios

Written by Newton Goto

março 11, 2009 às 10:42 pm

%d blogueiros gostam disto: